segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Rock dos anos 2000

As tendências contemporâneas do gênero musical mais promissor da história da música.


.......No início da década de 2000, o estilo musical mais promissor da história parecia ter perdido sua clara força e vitalidade. Nas paradas musicais ao redor do globo, o Pop e a música eletrônica se instauraram na cena mundial abafando de forma avassaladora outros gêneros musicais, principalmente o bom e velho Rock’n Roll. Fãs ortodoxos do estilo, jovens e principalmente a mídia se perguntavam sobre quem e qual banda salvaria o Rock quando tudo parecia perdido.
.......A cada década o Rock sempre conseguiu dar aquela volta por cima quando o assunto era seu possível fim e nos anos 2000, com quase sessenta anos de vitalidade, isso não seria diferente. Seguindo mais uma vez de braços dados com a mídia foi em 2001 que ambos encontraram uma banda de Nova York lançando seu primeiro disco, revivendo e modernizando elementos do Rock oitentista para criar uma espécie de Rock Alternativo Contemporâneo. O The Strokes foi imediatamente aceito e aclamado pela mídia que já vinha comprometida com a missão de tentar realizar o salvamento do estilo musical que eles representavam.
......A partir deste momento, pôde-se perceber a capacidade camaleônica de adaptação que este gênero apresentava para se instaurar no cenário mundial. A ajuda da mídia foi uma constante imprescindível neste processo, embora o renascimento da fênix musical tenha se dado por intermédio de uma outra grande aliada em sua história: a Internet. Uma vez que os mercados midiático e fonográfico estavam demasiadamente preocupados com a comercialização do Rock, o espaço foi timidamente sendo conquistado, principalmente pelos subgêneros deste estilo, através da rede mundial de computadores, onde já se fazia possível realizar facilmente uma divulgação e popularização nunca possível em décadas anteriores. Subgêneros que nunca fizeram parte do Mainstream, como por exemplo o Metalcore surgido em meados dos anos 90 ou os subgêneros frutos do Rock Alternativo Contemporâneo - O Rock dos anos 2000 -surgidos ao longo da década, foram rapidamente alavancados com a ajuda da rede.
.......O advento da Internet foi essencial para moldar o Rock da década com uma heterogeneidade ilimitada. Frente a esta ampla variedade de subgêneros, o fácil acesso às músicas 'com apenas um clique' fez com que o CD começasse a perder seu espaço quando o assunto era a aquisição das mesmas (principalmente as de origem independente) e isto consequentemente começou a implantar uma atmosfera de medo em torno das grandes gravadoras que se viam ameaçadas com a possibilidade de lucros dos selos independentes. A Internet causou uma verdadeira revolução na forma de se ouvir a música na década de 2000, garantindo popularidade a muitos artistas que nunca sequer assinaram contrato com gravadoras.
.......O Rock dos anos 2000, ainda que enfrentando os empecilhos musicais existentes na época, como a predominância de outros gêneros na cena musical mundial no começo da década ou da falta de um movimento baseado no mesmo (como o de Woodstock em 1969 ou o Grunge em 1991), soube mais uma vez como se impor e sobreviver na cadeia alimentar do mundo da música. A heterogeneidade alcançada pelo estilo foi imensa e expressiva e graças à indispensável motivação da Internet a divulgação de toda esta grande variação de subgêneros surgidos foi possível, inclusive daqueles desprovidos de aceitação do público em relação às bandas Mainstream. Todo este alvoroço digital contribuiu para o surgimento de uma ávida cena independente que se tornou um novo paradigma para o futuro do Rock’n Roll. Diferente do que afirmam alguns críticos embasados em justificativas equivocadas, o estilo musical mais futífero da história da música está longe de ter morrido e vem mostrando evidências, desde 1950, que consegue se reerguer quando for preciso. A década de 2000 foi sem dúvidas um período incrível e histórico na vida do bom e velho Rock’n Roll, indiscutívelmente bom mas, ainda que velho, insiste em não bater as botas tão facilmente.